quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Está formado o ambiente propício para criar uma geração de brasileiros ignorantes


O Brasil possui quatro mecanismos federais de avaliação do ensino: o Saeb, o Enade, o Enem e a Prova Brasil, todos de “padrão internacional”. A cada vez que se divulga um de seus resultados, uma torrente de más notícias sobre a educação é despejada pelos jornais. Mas nenhum desses testes jamais captou um dado tão alarmante quanto o que surge da pesquisa Pulso Brasil, do instituto Ipsos. Os pesquisadores abriram um mapa-múndi na frente dos entrevistados (1 000 pessoas, em setenta municípios das nove regiões metropolitanas) e lhes pediram que indicassem onde ficava o Brasil. Somente metade acertou.

É isso mesmo: o levantamento mostra que 50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa. Houve os que chutaram as respostas. Vieram desse grupo disparates de corar de vergonha. Para 2%, o Brasil fica na Argentina. Um porcentual pouco maior acha que o país se localiza na África – a dúvida é se no Chade ou na República Democrática do Congo? Outros 29% nem tentaram responder. A pesquisa do Ipsos tem a força de um soco na boca do estômago nacional.

Quase 10% dos entrevistados que passaram por uma faculdade (tendo completado ou não o curso) não sabem que o Brasil se localiza na América do Sul. Esse porcentual sobe para 30% entre os que fizeram o ensino médio (estágio em que um aluno deveria ter estudado geografia durante pelo menos seis anos) e aumenta para 50% entre os que iniciaram o ensino fundamental. Ignorar uma informação tão simples é o equivalente, em matemática, a não saber adicionar 2 mais 2.

A péssima qualidade dada pelo poder público à educação no Brasil, está na base dessa, que para mim considero uma grande vergonha, está formado o ambiente propício para criar gerações de brasileiros que exibem uma tamanha ignorância que não está no mapa. Mudanças já!


Um comentário:

  1. Este é o ambiente propício para "treinar" as pessoas a acreditarem nas mentiras contadas por políticos, é o meio que eles usam para manter seus currais eleitorais. Nós, os razoavelmente esclarecidos somos o calcanhar de Aquiles da politicagem...

    ResponderExcluir